Como vender pelo Instagram?

Como vender pelo Instagram?

O Instagram já não é mais só uma rede social de compartilhamento de fotos e momentos pessoais. Hoje a rede se tornou o principal canal de divulgação para pequenos e médios negócios e vem mostrando grande potencial para alavancar vendas no digital.

Graças a isso, o Instagram abriu uma oportunidade de venda direta pelo seu app com a função “loja”, onde é possível visualizar todo o catálogo de produtos, com preço, descrição, disponibilidade e, caso seja configurado, também é possível fazer o pagamento na própria plataforma.

Como configurar sua loja no Instagram

Opção de "Ver loja" no Instagram

Para habilitar a função loja é preciso ter uma conta comercial e uma conta business no Facebook. Há um artigo meu ensinando a criar essa conta business, acesse aqui.

Depois de criado, siga esse passo a passo:

  1. Em business.facebook.com confira se sua conta business está selecionada no canto superior esquerdo;
  2. Clique então na seção “Comercio” no menu esquerdo;
  3. Clique em Adicionar Loja no canto superior direito;
  4. Leia as informações sobre a opção “criar loja” e clique em avançar;
  5. Depois, selecione o meio de “Finalização de compra”. Existem 3 opções:
    • Finalização da compra em outro site: Você deve ter uma loja virtual em uma plataforma de e-commerce compatível com o Facebook, assim o Facebook irá direcionar seus links para o site e a finalização será feita lá.
    • Finalização de compra com o Facebook ou Instagram: O Facebook tem essa opção de finalizar a compra direto do app do Instagram ou Facebook, assim o usuário pode comprar o produto no app, sem precisar acessar site de terceiros. Por enquanto esta opção só está liberada para empresas nos EUA e com a utilização de algumas plataformas como a Shopify.
    • Finalização de compra com mensagem: Os usuários, ao clicarem no produto, serão direcionados ao seu WhatsApp ou Messenger e você deve realizar a venda por lá. Esta opção é ótima para empresas que não têm loja virtual criada.
  6. Depois de escolher o meio de finalização de compra você deve selecionar o canal de vendas. Será a página do Facebook do seu negócio. Selecione-a e clique em avançar;
  7. Após selecionar a página você escolhe a sua conta business que já possuía ou acabou de criar. Em seguida, clique em avançar;
  8. Agora você deve escolher seu catálogo de produtos. Se você ainda não criou nenhum catálogo selecione “Criar novo catálogo” e clique em avançar;
  9. Após selecionar o catálogo você deve escolher os países onde você vende e entrega seus produtos. Selecione-os e clique em avançar;
  10. Na última etapa estará o resumo de todas as opções selecionadas. Confira se está tudo certo e depois clique na caixa de seleção “Ao enviar sua loja para análise, você concorda com o nosso Acordo do Vendedor” e então clique em “Concluir configuração”.
  11. Pronto, sua loja está configurada! Agora o Facebook irá analisá-la e se tudo estiver correto você já terá a função “loja” liberada no seu Instagram.

Como impulsionar suas vendas com sua loja configurada no Instagram?

Agora que você configurou sua loja e proporcionou uma experiência para os seus seguidores comprarem de você de forma mais rápida e fácil, chegou a hora de divulgar ainda mais o seu negócio, certo?

Se você ainda não faz nenhum tipo de anúncio em suas redes, provavelmente está perdendo grandes oportunidades de vendas e de consequentemente alavancar o seu negócio.

Por mais que seus produtos tenham uma aceitabilidade alta é importante ter uma equipe ou parceiros que possam te ajudar a estruturar o Marketing que irá atrair novos clientes.

Se sua empresa ainda não possui esse time avalie a contratação de uma agência especializada em performance. Entre em contato hoje acessando nosso formulário e marque uma reunião.

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