Como criar uma campanha de Remarketing no Facebook

Campanha de Remarketing no Facebook é uma campanha com foco em atrair a atenção de pessoas que já, de alguma forma, tiveram algum contato com a sua marca ou o seu produto/serviço.

Para criar uma campanha de Remarketing você deve primeiro:

Estar com o pixel do Facebook funcionando:

Para que a ferramenta capte os dados das pessoas que já acessaram seu site, já compraram, adicionaram ao carrinho ou engajaram com a sua página é necessário que esse pixel esteja funcionando. Para saber como instalar e confirmar que ele esteja funcionando temos o tutorial passo a passo aqui likefirst.com.br/como-instalar-pixel-do-facebook/ e likefirst.com.br/como-descobrir-se-o-pixel-esta-funcionando-com-a-extensao-facebook-pixel-helper/ .

Criar os públicos de Remarketing:

Na aba Públicos no gerenciador de anúncios você terá acesso ao criador de públicos do Facebook ads. Para criar um público basta clicar no botão azul “Criar público” e depois em “Público Personalizado”, uma aba de opções de origem de dados irá aparecer, lá você pode decidir de onde esse público será buscado e cada opção te dá uma alternativa para definir sua estratégia de Remarketing.

Menu superior do gerenciador de anúncios
Menu superior do gerenciador de anúncios
Menu da aba para criar públicos
Menu da aba Públicos

Para utilizarmos o Remarketing de pessoas que já acessaram seu site vá em “Site” e depois em avançar.

Aba de configuração de públicos personalizados
Aba de Público Personalizado

Uma aba de configuração irá aparecer, para configurá-lo é necessário primeiro definir os critérios, se o público irá abranger todos os critérios ou qualquer um. Para fins didáticos selecione a primeira opção “Qualquer um dos”.

Aba de configuração de públicos via site
Aba Criar público personalizado do site

O próximo passo será selecionar a origem do público, ou seja, o pixel que está captando os dados. Se você fez todas as configurações corretas do pixel ele irá aparecer na aba de origem, é só o selecionar.

No seletor seguinte estão os “Eventos” que você pretende segmentar, ou seja, se o seu objetivo for selecionar somente os visitantes, selecione “Todos os visitantes do seu site” ou o evento “Pageview”, mas se o seu caso for somente de pessoas que compraram, você deve selecionar o evento “Purchase”, e assim vale para todos os eventos configurados.

Após definir o evento você deve escolher o tempo de retenção, ou seja, o tempo máximo que esse usuário realizou o evento. Aqui vai depender da sua estratégia de Remarketing e o volume de pessoas que já realizaram aquele evento, quanto maior o tempo de retenção maior será o número de usuários segmentados.

No final você deve definir um nome para esse público, você é livre para escolher, mas como recomendação na Like First utilizamos a seguinte nomenclatura [Origem][Evento] – Dias de retenção, por exemplo: [SITE][PAGEVIEW] – 180D.

Pronto, é só clicar em “Criar público” e seu público de Remarketing estará criado!

Criando a campanha:

Depois que você criou seu público chegou a hora de criar sua campanha, basta clicar no menu superior esquerdo e selecionar “Gerenciador de anúncios”.

Menu superior do gerenciador de anúncios
Menu superior do gerenciador de anúncios

Verifique se a conta de anúncios selecionada está correta e depois clique na aba “Campanha”.

Clique no botão verde “+Criar”.

Aba de configuração das campanhas
Gerenciador de anúncios

Se o seu gerenciador estiver na versão mais nova a aba com 6 objetivos (Reconhecimento, Tráfego, Engajamento, Cadastros, Promoção de aplicativo ou Vendas) irá aparecer, se o seu gerenciador estiver na versão antiga irá aparecer 11 objetivos de campanha distintos. A escolha vai depender da sua estratégia, mas vamos supor que seja realizar mais vendas, no gerenciador novo clique em “Vendas”, no gerenciador antigo, “Conversões”.

Aba de criação de uma nova campanha (modelo novo)
Gerenciador novo
Aba de criação de uma nova campanha (modelo antigo)
Gerenciador antigo

O rascunho da sua campanha está criado. Você deve então configurar o que deseja, mas para que ela seja efetiva é preciso escolher o público de Remarketing.

Escolhendo o público de Remarketing:

Na aba de configuração da campanha, selecione a opção “Novo conjunto de anúncios”, ali você terá a aba de configuração do conjunto de anúncios da sua campanha. Verifique se o pixel está selecionado e qual evento você vai priorizar, no caso de gerar mais vendas, o evento “Purchase”.

Aba de configuração da campanha
Configuração da campanha

Defina seu orçamento e as datas de início e fim.

Em “Público” clique em “Pesquisar públicos existentes”, uma aba com todos os públicos que você criou irá aparecer, selecione o público que você criou anteriormente.

Aba de seleção de um novo público
Configuração do conjunto de anúncios

Com as configurações do conjunto de anúncios feitas você deve então criar os anúncios da campanha. Selecione na aba central “Novo anúncio” e faça as configurações desejadas.

Feito todas as configurações é hora de publicar sua campanha. Clique no botão “Publicar” e aguarde sua campanha ser aprovada.

Pronto! Você criou sua campanha de Remarketing!

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