Gestão de tráfego: o que é e como fazer
A Gestão de tráfego é um conjunto de técnicas e estratégias para aumentar o fluxo de usuários em um site ou rede social atraindo pessoas com a maior chance de transformar visitantes em leads, leads em oportunidades e oportunidades em clientes.
A grande questão é como fazer uma boa gestão de tráfego e ter um grande fluxo qualificado de usuários.
Para isso, existem os profissionais que gerenciam as estratégias e estruturas de tráfego, os Gestores de Tráfego. São profissionais capacitados para estruturar as melhores fontes de tráfego e otimizar campanhas para que os resultados sejam os melhores possíveis.
Existem várias fontes de tráfego, são elas:
- Tráfego Orgânico
- Tráfego Pago
- Tráfego Social
- Tráfego de Referência
- Tráfego de E-mail Marketing
- Tráfego Direto
Tráfego Orgânico:
A forma como um usuário chegou até seu site de forma orgânica e sem investimento em anúncios nas redes de pesquisa e redes sociais.
Por mais que pareça ser uma forma gratuita de atrair tráfego, o tráfego orgânico exige uma constância em criação de conteúdos de alta qualidade e técnicas de SEO (Search Engine Optimization) que são técnicas de otimização de conteúdos e estrutura do site para que ele esteja sempre bem ranqueado em uma pesquisa no Google, Bing, Yahoo etc.
Para se ter uma boa performance com o tráfego orgânico precisa-se de bons redatores, profissionais de SEO, desenvolvedores, entre outros profissionais do mercado digital, ou seja, não há nada gratuito.


Tráfego Pago:
O tráfego pago, como o próprio nome já diz, é o tráfego provindo de anúncios patrocinados e pagos em plataformas de gerenciamento de anúncios (Facebook Ads, Google Ads, Pinterest Ads, Linkedin Ads etc.). É uma forma mais acelerada de ter atenção do seu público-alvo e consequentemente ter resultados melhores e mais rápidos.
Os anúncios patrocinados podem ser em formato de vídeos, imagens, banners e textos, têm formatos e objetivos diferentes. Cada plataforma deixa a critério do Gestor de Tráfego qual estratégia irá seguir, para qual público-alvo e quanto de orçamento será destinado.
No mercado digital, as redes sociais e os mecanismos de buscas (Google, Bing, Yahoo etc.) funcionam como grandes leilões onde os anunciantes dão seus lances pela atenção dos usuários, ou seja, o grande produto dessas empresas são os próprios usuários.
Mas a sua empresa não necessariamente precisa ser a que paga mais para ganhar um leilão de atenção. Para ter um bom desempenho, seus anúncios devem ser atrativos, honestos e com uma boa produção.
E o mais importante disso tudo é deixar que o seu investimento em tráfego pago tenha retorno (ROAS) e não dê prejuízo para o seu negócio. Essa é a maior função de um Gestor de Tráfego Pago: garantir que a empresa sempre tenha retorno dos seus investimentos.
Se sua empresa ainda não possui profissionais qualificados para a função recomendamos contratar uma agência especializada em performance e gestão de tráfego, assim a garantia de sucesso é bem maior.


Tráfego Social:
O tráfego social é o tráfego provindo das redes sociais (Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest, TikTok etc.).
As redes sociais, hoje, são as principais mídias de massa e alcançam bilhões de pessoas pelo mundo, possibilitando que empresas tenham seu principal canal de atração de tráfego, que são as postagens, os conteúdos e o relacionamento direto entre marca e consumidor.
Para uma boa estratégia de tráfego social é necessário manter os usuários sempre engajados com conteúdos relevantes, relacionados ou não com a marca, mas que façam os usuários se interessarem mais a entrarem no site da empresa.


Tráfego de Referência:
O tráfego de referência ocorre por meio de links externos que ligam ao site da empresa e possibilitam a divulgação através de sites parceiros, blogs e redes sociais. É uma forma de “indicação” de alguém ou uma empresa que gostou do conteúdo do seu site e o compartilhou.
O tráfego de referência é muito importante para o desempenho SEO, quanto mais links externos em sites ou blogs importantes, melhor será seu ranking em uma pesquisa orgânica.


Tráfego de E-mail Marketing:
O e-mail talvez seja o canal de tráfego mais antigo da internet e, por mais que pareça ser “ultrapassado”, o e-mail marketing é o melhor canal de relacionamento e vendas.
No e-mail marketing você utiliza estratégias de distribuição de conteúdo e comunicação com os leads que a empresa possui e deseja transformá-los em clientes com recorrência de compra.
A vantagem do e-mail é que você consegue manter uma conexão mais direta com o seu público, podendo personalizar a mensagem que você quer passar para cada lead, fortalecendo o relacionamento da empresa com eles.
Se você tem interesse entender mais sobre e-mail marketing veja esse outro post no nosso blog.


Tráfego Direto:
O tráfego direto é basicamente a pessoa que digitou seu site por extenso e entrou direto, sem passar por anúncios, pesquisas orgânicas, referências ou links externos.
Normalmente é o melhor tráfego, o de pessoas que já te conhecem e tem uma relação direta com o seu produto ou serviço. Muitas vezes são usuários com uma intenção de compra maior.


Qual tipo de tráfego devo escolher para a minha empresa:
Hoje posso dizer que não há fórmula para ter sucesso com os negócios na internet, o que existe é trabalho sério e especializado. No Marketing Digital os tipos de tráfego são só algumas formas de ver o seu negócio decolando, se você ainda tem dúvida como gerir todos esses tipos, é importante ter uma equipe ou um profissional qualificado para auxiliar nas estratégias. Se sua principal busca hoje é o tráfego pago, um formato que auxilia empresas a iniciarem seu posicionamento no mercado de forma mais ágil, todos os outros tipos serão consequência desse e provavelmente se tornarão bem mais adequados no futuro.
Se sua empresa ainda não se adequou ao mercado digital ou ainda não investe em tráfego pago, venha conversar com a gente. Somos uma agência qualificada e especializada em alavancar negócios.
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