Ferramentas de apoio são essenciais para profissionais da área de Marketing Digital atuarem com um bom desempenho, além de facilitarem um pouco nossa vida.
Separamos algumas ferramentas que utilizamos e recomendamos aqui na agência, todas com foco em desempenho, análise de dados, organização e planejamento. Confira:
Para mensurar dados:
Google Analytics: Principal ferramenta para analisar o tráfego de um site e identificar públicos e oportunidades. Para criar um conta, é só acessar e seguir o passo a passo: https://analytics.google.com/analytics/web/
Google Search Console: Serve para avaliar o desempenho de um site em relação ao ranqueamento nas pesquisas orgânicas do Google. Ferramenta essencial para profissionais de SEO. Para cadastrar seu site é só acessar e seguir o passo a passo: https://search.google.com/search-console/
Hotjar: É uma ferramenta de análise de usabilidade e interface do site com o usuário, cria mapas de calor e grava a sessão de acesso dos usuários durante a permanência no site. Acesse em: https://www.hotjar.com/
Para gerar relatórios:
Reportei: Ferramenta paga para geração automática de relatórios de social media, tráfego pago e e-mail marketing. Acesse em: https://reportei.com/
Dashgoo: Ferramenta também paga para gerar relatórios automáticos. Acesse em: https://dashgoo.com/
Data Studio: Ferramenta gratuita do Google para gerar relatórios, exige algumas configurações e estruturação dos dados, mas ainda assim é uma excelente ferramenta. Acesse em: https://datastudio.google.com/
Para criação de conteúdos:
Buzzsumo: Ferramenta que reúne conteúdos em destaque de acordo com palavras-chave. Ideal para fazer benchmarking de conteúdo. Acesse em: https://buzzsumo.com/
Answer the public: Ferramenta que constrói possíveis temas de acordo com a palavra-chave e número de buscas. Ideal para brainstorming de novos posts ou campanhas. Acesse: https://answerthepublic.com/
Estudo de concorrência e palavras-chave:
Biblioteca de anúncios: Ferramenta gratuita do Facebook que deixa todos os anúncios abertos em veiculação para consulta. Ideal para benchmarking de anúncios. Acesse em: https://www.facebook.com/ads/library/
Semrush: Ferramenta completa para avaliar concorrência de palavras-chave, desempenho do site e construção de backlinks. Ideal para SEO e tráfego pago. Acesse: https://semrush.com/
Ubbersugest: Ferramenta também para avaliação de concorrência de palavras-chave e desempenho SEO. Acesse em: https://neilpatel.com/br/ubersuggest/
Planejador de palavras-chave: Ferramenta dentro do Google Ads para avaliar desempenho e volume de buscas por palavra-chave. Ideal para campanhas pagas de Google Ads. Acesse em: https://ads.google.com/aw/keywordplanner/
Banco de imagens:
Pixabay: Banco de imagens gratuitas. Acesse em: https://pixabay.com/pt/
Pexels: Ideal para imagens de pessoas. Acesse em: https://www.pexels.com/
Unsplash: Banco também gratuito de imagens. Acesse em: https://unsplash.com/
Organização de tarefas e comunicação:
Asana: Ferramenta para criação de cards de tarefas, prazos e responsáveis. Tem layout simples e bem fácil de usar. Acesse em: https://app.asana.com/
Slack: Ferramenta de comunicação com o time ou os clientes, nela é possível criar grupos e deixar a comunicação mais fluida e rápida. Acesse em: https://slack.com/intl/pt-br/
Como usá-las e preço
Vale ressaltar que só o uso delas não faz de você um melhor profissional, o planejamento estratégico de como usá-las, sim.
A maioria são ferramentas com conteúdo free e possuem planos mais robustos pagos. Vale a pena avaliar seus objetivos e necessidades e contratá-las para um uso mais completo.
Agência Like First
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