O que faz um Gestor de Tráfego?

Você já deve ter visto esse termo em algum lugar ou nos meus conteúdos, certo?

Mas o que faz uma pessoa Gestora de Tráfego e quais as qualificações que ela precisa ter?

A profissão

Gestor de Tráfego é uma profissão que vem ganhando adeptos no mercado digital e tem se tornado a “galinha dos ovos de ouro” das empresas. A profissão é a chave para o gerenciamento de anúncios online e estratégias digitais para que as empresas tenham o maior retorno sobre investimento possível.

Base de conhecimento

Um Gestor de Tráfego precisa ter conhecimento técnico sobre as ferramentas de anúncios pagos que permitem a veiculação de publicidade em suas redes sociais e sites parceiros, como o Facebook Ads, Google Ads, Pinterest Ads, Linkedin Ads, Taboola e Outbrain. Além disso, o profissional precisa ter conhecimento teórico sobre Marketing e conhecer os termos da área e como agir em diferentes estratégias.

Programação

Para ter grandes resultados, a maioria das estratégias exige o tráfego de usuários, ou seja, direcionar usuários de uma plataforma para outra. Isso inclui redes sociais, sites, aplicativos, plataformas de mensagens etc., logo, o profissional de tráfego precisa ter um conhecimento básico de programação web e saber configurar as plataformas para receber esse tráfego qualificado.

Design e vídeo

A maioria das propagandas, sendo digitais ou não, só conseguem atrair nossa atenção no formato audiovisual, por meio de anúncios criativos e persuasivos, portanto, o profissional também deve ter uma noção básica de design e produção de vídeos. Isso não quer dizer que a profissão exige o conhecimento de ferramentas de edição, mas sim a criatividade e a visão para atrair a atenção do espectador.

Copywriting

Toda comunicação publicitária é uma conversa entre empresa e público e ela existe para vislumbrar e acalorar as intenções da empresa, trazendo, de forma persuasiva, o público para se tornar um cliente consumidor. O Gestor de tráfego, não obrigatoriamente, precisa ter conhecimento sobre técnicas de escrita persuasiva e publicitária ou o chamado Copywriting.

Dados, dados e dados

Além de todos os conhecimentos teóricos sobre como vender um produto ou serviço no mercado digital, todo Gestor de Tráfego deve obrigatoriamente entender de números e métricas. Saber analisar os dados gerados pelas plataformas de anúncios e tomar iniciativas baseadas nos DADOS e não em simples achismos.

O Mercado

A profissão vem crescendo e amadurecendo no mercado digital e publicitário. Hoje não há um curso superior de Gestão de Tráfego, mas especializações e cursos de capacitação surgem todos os dias no mercado, isso não quer dizer que qualquer pessoa pode se intitular Gestor de Tráfego, mas que é uma profissão do futuro e que toda empresa precisará de um profissional como esse, por isso é importante sempre avaliarem a capacitação e a experiência dos profissionais antes de contratá-los.

Para entender mais como funcionam anúncios patrocinados, gestão de tráfego e marketing digital acesse nosso Instagram @likefirstmarketing e acompanhe nossos conteúdos.

Quer contratar um Gestor de Tráfego qualificado e com todas as capacitações necessárias para gerir suas estratégias de Marketing? Acesse nosso formulário e marque uma reunião. Somos uma Agência focada em Performance e podemos ajudar seu negócio crescer com Marketing Digital.

Resumo

Infográfico o que é um gestor de tráfego
Infográfico desenvolvido pela Leads Digitais.