O Projeto
Captação de Calouros teve como objetivo gerar leads para aquisição de calouros para uma República Estudantil da cidade de Ouro Preto – MG. A República passava por problemas para conseguir novos moradores para dividir as contas e devido ao grande número de repúblicas na cidade universitária a concorrência era alta.
Público-alvo
Através do Facebook Ads criei uma campanha com objetivo de envio de mensagens, para o seguinte público:
Homens entre 18 e 25 anos, dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espirito Santo, Rio de Janeiro e Goiás – Estados com maior origem de estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto – Os interesses principais eram: Universidade Pública, Ensino Superior, Aluguel, Sisu, Graduação, Ouro Preto, etc…


A Estratégia
Com um objetivo de gerar engajamento através de mensagens criei um chatbot via Chatfuel com as principais dúvidas que calouros costumam ter no processo de decisão, de onde morar e qual república escolher. Dúvidas como: Localização, valor do aluguel, se há “trotes”, se há garagem, etc. Eram respondidas de acordo com um fluxo de perguntas e respostas definidas pelo chat e ao final havia um CTA para o calouro deixar informações de contato e visitar a república.


Ferramentas
Foi utilizada a ferramenta de anúncios: Facebook Ads. Para a criação do Chatbot foi utilizado o Chatfuel.
Exemplo de anúncio criado


A copywriting do anúncio tem gatilhos de praticidade e alta expectativa para o calouro que procura um lugar bom, divertido e barato para morar. Com hashtags de slogans de campanha da Universidade e da República, criou-se uma identidade e uma proximidade com o possível calouro.
Desafio
O desafio maior foi ajustar o fluxo de perguntas com as palavras-chaves certas, além de trilhar o melhor caminho para serem respondidas mais organicamente possível, mas após diversos testes chegou-se ao resultado esperado.
Resultado
Mais de 5mil pessoas alcançadas, 3 conversas iniciadas e 1 calouro com vaga fechada. Custo total da campanha R$30,00.
Considerando que somente 0,05% clicaram e iniciaram o chat, a campanha parecia não estar tendo um bom resultado, porém dos três clicks um dos calouros deixou o contato para uma posterior conversa, onde ao final da conversa marcou uma visita e após alguns dias fechou uma vaga na república. Apesar da campanha não ter gerado muitos leads a taxa de conversão foi muito boa e conseguiu atingir o objetivo principal que era fechar uma vaga na república e consequentemente reduzir os custos para os atuais moradores.
Função de um Projeto de Gestão de Tráfego com chatbot
A gestão de campanhas publicitárias em redes sociais e rede de pesquisa, atualmente, é essencial para um negócio competir no mercado. Diferentemente do passado, onde os canais para publicidade eram muito inviáveis para pequenos e médios negócios, hoje o marketing digital proporciona a oportunidade de alcançar as pessoas certas, medir e otimizar suas campanhas de marketing com investimento bem menores que campanhas tradicionais.
Com o acréscimo de um chatbot a campanha pode se tornar mais autônoma e reduzir custos operacionais, mas é importante configura-lo corretamente e realizar testes com frequência, além disso uma campanha de Facebook Ads com objetivo de mensagem pode se tornar uma oportunidade com resultados bons a custos muito baixos.
Na Like First fazemos toda a Gestão de Tráfego, Criação de Landing Pages, Captação de Leads e Criação de Chatbot. Temos um time experiente e focado em trazer os resultados que sua empresa almeja. Para saber mais sobre Gestão de Tráfego, visite nosso Instagram ou entre em Contato com nosso time.