O Projeto
Captação de Leads para uma Escola de Música consistia em uma franquia que precisava de leads qualificados para iniciar um funil de vendas interno, a principal tarefa era criar campanhas pagas no Google Ads, Anúncios no Facebook e uma Landing Page. O orçamento era de R$1 mil por mês e o tíquete médio era R$180 mil.
Público-alvo
A empresa visava alcançar pessoas interessadas em música, professores de música e músicos. O principal interesse dessa “persona” deveria ser a vontade de empreender e abrir uma franquia, acima de 18 anos e com renda acima de R$5 mil.
A estratégia
A estratégia de atração e captação de Leads era dividida em 3 níveis:
Atração: Campanhas de Facebook Ads e Google Ads
Captação: Captação com uma Landing Page
Prospecção: Qualificar os melhores Leads para a equipe comercial realizar a venda do projeto de franquia.
Atração
Foram realizadas 2 campanhas no Facebook Ads e Google Ads com objetivo de captação de leads. Nas campanhas de Facebook utilizou-se um público de interesse e um público look a like com uma base de parceiros da empresa. Todos os anúncios com criativos foram feitos com temas ligados à música, empreendedorismo e oportunidades de negócios, com CTAs para se cadastrar e ser um franqueado. Todas as copys eram focadas em gatilhos de Autoridade, pois se tratava de uma escola bem posicionada no mercado, com benefícios e diferenciais que a franquia promovia, além de gatilhos de prova social com outros franqueados dando seus depoimentos.
Nas campanhas de Google Ads o principal foco era em palavras-chaves relacionadas à negócios e empreendedorismo. Campanhas de search console serviam como atração e campanhas de display eram usadas como remarketing.
O budget era divido 50/50 no inicio das campanhas e era alterado quando a performance de uma campanha era melhor que a outra.
Captação
Todas as campanhas levavam a uma Landing Page com todas as informações da franquia, ao final eram apresentados os valores da proposta com valor mínimo de investimento, taxa de retorno, lucro médio e tempo de retorno. A intenção era qualificar os leads ali e reduzir o número de “curiosos”. Um formulário pedia os dados do lead e uma mensagem ao final avisava que a equipe comercial entraria em contato e marcaria uma reunião, além disso, um e-mail de confirmação também era enviado para opt-in.
Prospecção
Após a captação, havia um cadastro mais detalhado com informações do lead através de um e-mail ou ligação. Para que o lead fosse qualificado, deveria ter o valor mínimo de investimento ou a intenção de fazer um financiamento no valor. Com todas essas informações, a equipe fazia a proposta comercial e caso fosse viável para ambos, o negócio era fechado.
Ferramentas
Foram utilizadas as ferramentas de anúncios: Facebook Ads e Google Ads. Para a criação da Landing Page e disparo de e-mail foi utilizada a RD Station Marketing e para a prospecção a RD Station CRM.
Exemplo de anúncio criado


Desafio
O maior desafio foi captar os leads qualificados. Por se tratar de um escola de música bastante conhecida, muitos leads entravam como pessoas interessadas em ter aulas e não em abrir uma franquia. Para isso, foram utilizadas muitas variações de interesse do público-alvo e palavras-chaves no anúncio. Além disso, no e-mail de opt-in também era enviada a informação sobre investimento na franquia e não nas aulas, reduzindo leads menos qualificados.
Resultado
Após 3 meses de campanhas com um budget de R$1 mil por mês, mais de 200 leads foram gerados, mais de 50 leads qualificados e 1 venda realizada, ROI de R$177 mil para a empresa.
Função de um Projeto de Gestão de Tráfego
A gestão de campanhas publicitárias em redes sociais e rede de pesquisa, atualmente, é essencial para um negócio competir no mercado. Diferentemente do passado, onde os canais para publicidade eram muito inviáveis para pequenos e médios negócios, hoje o marketing digital proporciona a oportunidade de alcançar as pessoas certas, medir e otimizar suas campanhas de marketing com investimento bem menores que campanhas tradicionais.
Em um trabalho de gestão de tráfego o retorno é muito mais rápido e muitas vezes maior do que investir no orgânico como páginas em redes sociais, blogs de conteúdos ou SEO.
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